Encontrei uma área no site da clínica psiquiátrica Medicina do Comportamento dedicada a perguntas e respostas sobre psicopatas. É uma boa introdução ao tema, verdadeira cartilha da psicopatia! Confiram:
1) Qual é a definição de psicopata?
Psicopata é o indivíduo que apresenta um Transtorno de Personalidade, que se caracteriza por total ausência de sentimento de culpa, arrependimento ou remorso pelo que faz de errado; falta de empatia com outro e emoções de forma geral (amor, tristeza, medo, compaixão etc.). Os psicopatas são frios e calculistas, mentirosos contumazes, egocêntricos, megalômanos, parasitas, manipuladores, impulsivos, inescrupulosos, irresponsáveis, transgressores de regras sociais, muitos são violentos e só visam o interesse próprio. Eles estão infiltrados em todos os meios sociais, credo, sexo, cultura e são capazes de passar por cima de qualquer pessoa apenas para satisfazer seus sórdidos interesses. Podemos dizer que são verdadeiros “predadores sociais”, almejam somente o poder, status e diversão e usam as pessoas apenas como troféus ou peças do seu jogo cruel.
2) Psicopata é qualquer maluco ou louco?
Não. É muito comum as pessoas associarem psicopatia com loucura, mas isso é uma idéia equivocada. “Loucura” é o que a medicina denomina surto psicótico (alucinações ou delírios), como ocorre com os portadores de esquizofrenia, por exemplo. Os esquizofrênicos vivem numa “realidade paralela”, fora de si ou em ruptura com o “mundo verdadeiro”, e, exatamente por isso, não têm noção do que fazem. Já os psicopatas sabem exatamente o que estão fazendo, que estão infringindo regras sociais, e que a vítima está sofrendo com suas atitudes maquiavélicas, imorais e antiéticas. Isso porque os psicopatas não apresentam problema algum de ordem cognitiva ou deficiência de raciocínio. A deficiência deles está no campo das emoções: aquilo que nos vincula afetivamente com o outro ou com todas as coisas do universo.
3) Todo psicopata é um serial killer?
Isso também é um grande equívoco. Somente uma pequena parcela dos psicopatas é serial killer ou assassino em série. A maioria sequer matou uma pessoa ou até mesmo apresenta uma aparência perversa. Para entender isso, é preciso ter em mente que existem níveis variados de psicopatia: leve, moderada e severa. O psicopata leve (a maioria) é aquele que vive de golpes, roubos, fraudes, estelionatos, que engorda ilicitamente suas contas bancárias com o dinheiro público etc. Esses tipos estão disfarçados de líderes religiosos, bons políticos, executivos bem sucedidos, bons amigos, bons amantes… Eles podem arruinar empresas, destruir lares, dar “rasteiras” nos colegas de trabalho, se promover à custa dos outros, mas não sujam suas mãos de sangue. Geralmente são charmosos, sedutores, inteligentes, aparentam ser pessoas “do bem”, possuem grande poder de persuasão e habilidade para enganar quem quer que seja. Estão do lado de fora das grades, convivendo com todos nós, sem levantar suspeitas de quem realmente são. Outros, de fato, são assassinos ou até serial killers e matam tal qual feras predadoras. Porém, qualquer que seja o nível de gravidade, todos, invariavelmente, deixam marcas de destruição por onde passam.
4) Como reconhecer um psicopata e se proteger?
Reconhecer um psicopata não é uma tarefa tão fácil como se possa imaginar. Até porque, como já dito, a maioria não tem aparência de mau ou descuidada, tampouco possuem uma estrela na testa que possa identificá-los. Até os profissionais da área médica e psicológica podem ser facilmente enganados por eles, uma vez que os psicopatas representam muitíssimo bem. São os verdadeiros atores da vida real. Mas ter cautela é sempre importante quando não se conhece alguém ainda muito bem. Checar seus hábitos, saber um pouco do seu passado, ficar atento ao joguinho “da pena”, “do coitadinho” (todos fazem isso num determinado momento). Eles são muito habilidosos em usar da nossa boa fé. Sem querer ser pessimista, somente realista, antes de reconhecer um psicopata precisamos entender que a maldade existe verdadeiramente. A nossa tendência é sempre achar que o outro não é tão ruim assim e que um dia ele vai mudar. Ao identificar um deles ou perceber que há algo de estranho no ar, alguns cuidados são importantes, mas o essencial é tomar distância absoluta e jamais compactuar com alguém dessa natureza.
5) A partir de que idade é possível diagnosticar a psicopatia?
A medicina só pode dar o diagnóstico de psicopatia a partir dos 18 anos. No entanto, ninguém se transforma em psicopata de um dia para o outro. O indivíduo já nasce psicopata. Assim, fica claro que uma criança e um adolescente também apresentam condutas maldosas ou são genuinamente perversos. Isso se percebe nos maus tratos com os irmãos, coleguinhas e animais, nas mentiras recorrentes, roubos de pertences dos outros, transgressões de regras sociais, e especialmente na falta de afeto. Porém, por uma questão de nomenclatura, antes da maioridade o problema é denominado Transtorno da Conduta, antigamente conhecido como delinqüência.
6) Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é basicamente clínico, ou seja, através da observação do comportamento e do histórico de vida do indivíduo. O exame deve ser rigoroso e o profissional estar muito atento, uma vez que os psicopatas são manipuladores e podem se passar por “gente do bem”. Normalmente são os pais que levam seus filhos ao consultório, por não agüentarem mais o seu comportamento desafiador ou transgressor ou por acharem que falharam na educação dos mesmos. Já os adultos dificilmente procuram por um consultório psiquiátrico ou psicológico. Alguns países como o Canadá, Inglaterra, Austrália costumam utilizar na população carcerária um check list denominado escala Hare ou PCL (desenvolvido pelo canadense Robert Hare). Trata-se de um questionário específico com o qual o presidiário pode ser avaliado através de pontuações. É uma das ferramentas mais confiáveis que se tem até o momento para separar o criminoso comum do criminoso psicopata. Outra técnica que só vem corroborar com o diagnóstico da psicopatia é o exame de neuroimagem (ressonância magnética funcional – RMf). Com essa técnica é possível verificar se o indivíduo apresenta “falhas” em determinadas regiões cerebrais e no sistema límbico (estrutura responsável por nossas emoções). Embora seja um exame bastante preciso, atualmente só é utilizado na realização de pesquisas. No entanto, nada impede que o profissional solicite este exame como mais um elemento comprobatório na identificação da psicopatia, em serviços que possuem essa tecnologia.
7) Qual é o tratamento? Tem cura?
Em se tratando de saúde mental, só podemos falar em tratamento para as pessoas que estão em sofrimento e apresentam intenso desconforto emocional, que as impede de manter uma boa qualidade de vida. Por mais bizarro que possa parecer, os psicopatas parecem estar inteiramente satisfeitos consigo mesmos e não apresentam constrangimentos morais ou sofrimentos emocionais como depressão, ansiedade, culpas, baixa auto-estima etc. Assim, não é possível tratar um sofrimento inexistente. No que tange aos medicamentos, nenhum deles, até o momento, se mostrou eficaz no tratamento da psicopatia. Tratar de um psicopata é uma luta inglória, pois não há como mudar sua maneira de ver e sentir o mundo. Psicopatia é um modo de ser. O que o médico e/ou terapeuta podem fazer é dar suporte e oferecer tratamento às vítimas dos psicopatas, uma vez que são elas que verdadeiramente sofrem.
8) A legislação brasileira está atualizada no que diz respeito à punição dos psicopatas?
O problema do Brasil é que ele agrupa os psicopatas e os doentes mentais na mesma legislação. No entanto, a psicopatia não se enquadra nas doenças mentais padronizadas: não são débeis, tampouco apresentam sofrimento emocional. A psicopatia, por ser um transtorno de personalidade, cujas “falhas” cerebrais estão no campo dos afetos, tem como resultado um indivíduo cujo “modo de ser” se limita a condutas anti-sociais com enorme potencial destrutivo. Se um criminoso psicopata for condenado e caso ele não receba esse diagnóstico, cumpre prisão como qualquer outro presidiário comum e se mistura em celas dos criminosos recuperáveis. Quando esse indivíduo sair da cadeia, a sociedade corre os mesmos riscos de antes, uma vez que os psicopatas não aprendem com os erros passados, com qualquer punição ou método de ressocialização. Se este mesmo indivíduo for diagnosticado como psicopata, pela legislação ele é considerado um doente mental e se beneficia de um tratamento psiquiátrico em manicômio judiciário. Como não há cura, teoricamente ele deveria ficar por lá pelo resto da vida, mas sabemos que enganos acontecem e ele pode receber alta de uma hora para outra.
9) Como é o cenário em outros países?
Em países como o Canadá, Inglaterra, Austrália e em alguns estados dos EUA, onde se aplica a escala Hare (check list para psicopatia), o psicopata cumpre penas bem mais rigorosas: prisão perpétua em celas específicas com isolamento.
10) O percentual de homens psicopatas é maior? Existe uma razão para isso?
Pelas estatísticas oficiais sim. São três homens para cada mulher. No entanto, não sabemos se as mulheres não estão sendo subdiagnosticas. Isso porque os homens são naturalmente mais impulsivos e agressivos que as mulheres e podem revelar a psicopatia com mais facilidade e/ou visibilidade. Já as mulheres apresentam uma perversidade mais sutil, camuflada, no campo das intrigas. Mas seja lá como for não existe nenhuma pesquisa que aponte porque existem mais homens psicopatas que mulheres.”
36 Comentários
Outubro 23, 2009 às 9:36 pm
procurando sobre o assunto homens psicopatas encontrei esse blog e encontrei a resposta que procurava.
Sou casada com um alemao,que desconfio que seja psicopata ,Ele nao e um homem mal ,e chqrmoso ,espontaneo ,inteligente ,mas e muito frio e calculista esta tentando me afastar dos meus amigos, e o pior nao quer que eu estude e nem que trabalhe ,por pequenas discursoes me ameaca tirar a guarda do nosso filho de um ano.No momento estou decidida a deixa-lo, mas sempre que tento fazer isso ele fica todo carinhoso e chega ate a chorar dizendo que sou importante p ele, mas infelizmente ele ja fez isso antes e sei que por uma semana ele muda,mas depois volta tudo a estaca zero. todas as artimanhas dele eu já conheco.Estou em uma situacao que nao sei como sair dessa,Já procurei alguns centros de ajuda as mulheres (alemanha) e decidir mudar minha vida.Mas antes disso procurava uma explicacao p esse tipo de mente,pois ele nao e nada normal.Me humilha ,me faz sentir um lixo,2 horas depois diz que me ama e faz de conta que nada aconteceu,e ainda diz q se ele age assim e por mimnha culpa.Sei que nao sou a unica ,sei que muitas mulheres também estao passando pelo mesmo ,ou ate mesmo pelo pior.Semana que vem vou entrar vou tentar sair de casa,ja estou tirando as coisas sem ele perceber,pois tudo que tenho e que faco ate as quilometragens do meu carro ele controla.Espero que consiga sair dessa e que deus nao me desampare,pois so tenho ele agora pra me dar forca.
Queria dizer p pessoa que fez esse blog,que nao desista do blog ,pois da mesma forma que esse blog me ajudou a ennteder sobre os psicopatas ,tambem podem ajudar outras pessoas,
obrigada
Setembro 8, 2009 às 2:04 pm
ha livros sobre esse assunto?
Setembro 11, 2009 às 3:56 am
Faça a busca na barra de pesquisa!
Setembro 4, 2009 às 5:34 pm
eu sei que a historia é grande,mas por favor preste atençao porque é interessante e pode te servir de alerta e exemplo (principalmente pelo desfecho)fui casada por 12 ou 13 anos(na verdade o casamento foi tao ruim,e com o evento de estar morando junto e nao mais se relacionar,enquanto se decide o que fazer e se arruma um lugar pra morar,nao sei quanto tempo fiquei casada,nem quero saber).quando fui morar com ele meu filho ja tinha nascido a 15 dias,quando meu filho fez 17 dias,ele arrumou a primeira amante, demostrou arrependimento,mas eu era muito nova pode ser que nao tenha reconhecido que era mentira.com uma informaçao aqui e outra ali,foi começando a se desenhar a personalidade dele,soube que dava em cima de garotas sempre conhecidas ou em ambientes conhecidos,soube tambem que paquerava normalmente durante a minha gravidez(eramos um casal adolecente apaixonadissimo,com planos de comprar um terreno e enquanto nao houvese dinheiro pra construir casa,estavamos dispostos a morar em uma barraca tipo camping,quanta inocencia…)mas enfim,para uma pessoa de 18 anos e com esse nivel de paixao paquerar é bem atipico.uma vez morando com ele começamos a construir vinculos financeiros(nossa casa propria)e eu estava convivendo com suas constantes traiçoes(ele sempre me tria muito ,no começo ele negava, mentia sempre se divertia muito com isso,quando eu descobri tudo,ja nao tinha mais porque mentir entao a diversao passou a ser fazer tudo as claras com exibicionismo e deboche,as vazes chorava,dizia arrependimento e fazia juras de amor,tudo mentira,psicopata ou nao,eu nao podia deixar isso assim nao é amigos?era um perfeito candidato a corno, voce vai ver isso mais pra frente).aquele infeliz sempre arrumava mulheres feias e conhecidas,mas eram muitas mulheres(passou o “rodo” em quase todo o bairro),ele tinha necessidade de mulheres conhecidas,um tipo de exibicionismo e tinha necessidade de “pegar” muitas mulheres para aparecer,quando a mulher nao era conhecida,ele levava todos os amigos para conhecer(reforçando a caracteristica de exibir as traiçoes),o “babado”era tao forte que depois de um certo tempo com a amante ele enchia a amante de chifre tambem,humilhva e envergonhava todo mundo ate as piranhas dele(como a maioria era conhecida,sabiam que ele era casado portanto,piranhas sim,e chifrudas ao mesmo tempo).eu nao sabia que ele era psicopata(e ate hoje nao sei,nao sou especialista para dar diagnostico mas que parece,parece!!!),mas mesmo sem saber,eu via que tinha algo muito errado com ele,eu era nova(casei com 19 anos) mas nao era besta,mas para nao me enganar e nao me arrepender tive que me certificar que aquelas historias eram verdades(uma mulher casada sabe quando é traida,convive com a pessoa,entao pode notar sinais mesmo que sutis,mas é melhor ter certeza)precisava me certificar que nao era fraqueza era safadeza,por que para um safado eu tinha o remedio.nao podia me separar porque nao tinha dinheiro e nem pai e mae pra ir pra casa deles e nao me dava bem com minha avo,e ainda nao queria me separar porque ainda gostava dele,queria deixar de gostar um pouco antes de ir embora,porque se separar ainda gostando incomoda e deixa marcas amargas como odio e rancor e nao queria ser uma mulher amarga,gosto muito de ser feliz.mas tinha que começar a agir mesmo gostando dele porque gosto muito mais de mim.por gostar de mim eu nao queria sair com nenhum homem por vingança,queria voltar a me dar ao luxo de me interesar por eles e a sair por atrçao,eu podia ,era como se eu fosse solteira,nao tinha homem pra respeitar e nao respeito quem nao me respeita.comecei a sair com um amigo dele e fiquei apaixonada,mas nao era nada serio,eramos ficantes,ele tambem nao me levava a serio(tambem… eu tinha marido)ficava naquela ansiedade pra ve-lo gostava de ficar perto dele mas nao sofria com isso eu tinha aprendido a entrar no gelado universo masculino e usava isso a meu favor,sempre ia a alguma balada e sempre ficava com alguem,conclusao ele estava cheio de chifres e eu sem culpa como eu bem mereço.ele era tao sordido,que quando saia do trabalho so voltava as 6 da manha(com um sorrizo debochado),se divertindo com amigos de copo,como eu nao trabalhava pude medir forças com aquele ,corno,arrumei amigos de copo tambem e so chegava da farra as 8 da manha,ele chegava todo contentinho e quando descobria que eu nao estava ficava desesperado me procurando(isso deve ser um veneno pro psicopata a vitima dando “volta”nele). e como ja disse que nao trabalhava eu fazia isso quase todo dia.quanto as piranhas,eu nao podia bater nelas(aqui no suburbio mulher que sai com o marido dos os outros a gente mete a porrada)mas eram muitas,eu ia ter que brigar todo dia(e sinceramente tinha um pouco de vergonha)mas ele sim merecia,tinha tanto odio dele que tirava força nem sei de onde,caia na porrada com ele,que obviamente me batia mais que eu a ele,mas tambem levava bastante prejuizo ficava cheio de hematomas(eu nao o arranhava nem puxava o cabelo,dava soco e porradas como um safado da qualidade dele merece,nem sei se ele levava vantagem ou se era impressao minha),achava tambem que o castigo pra essas mulheres era a propria convivencia com ele e o chifre que elas tambem levariam é claro,mas teve uma que eu meti a mao na cara dela,mas quando ela ja estava separada dele,porque ja estava em desvantagem,ficaria humilhada e sem ele pra curar o “dodoi”e como ela era fraca dei lhe uma porrada na covardia pra ela ver se é bom ser covarde,porque ela era minha vizinha(alias eu costumava fazer armaçoes muito interessantes que botavam as safadas pra correr).depois que me satisfiz humilhando as amantes dele e enchendo ele de chifre,construi uma casa em cima da casa da minha avo,porque eu nao achava justo ele ficar com uma casa propria e eu nao.como eu passei muito tempo la,as vezes ele nao acreditava que eu ia embora e agia com deboche e sarcasmo e as vezes fazia o “coitadinho”chorando se dizendo arrependido me pedindo pra ficar(tudo mentira,ele continuava com as amantes),porem,como ele parecia psicopata e sua maldade nao tem limites,passou a sair com mulheres e ex mulheres de seus amigos,e enquanto minha casa era construida eu assistia essa merda toda e desisti de “ficar”com outros homens,nao queria ser igual a ele,a vergonha e a pressao foram muitas e eu adoeci(diferente dele eu tenho sentimentos),nessa epoca aquele corno estava saindo com a ex mulher do melhor amigo(e colega da ex amante dele)e chifrando ela(natural)(hoje estao morando juntos).conclusao:nao podia brigar por aquela casa porque daquela terra eu nao quero nem o po(ainda tem as grcinhas da familia dele que eu nao comentei mas como sempre combati a altura),nao vou comentar com ninguem que acho nele caracteristicas psicopatas porque nao quero que a mulher dele saiba,porque embora ela seja simpatica ela me chifou e quanto mais tempo ela passar com ele mais ela vai se lascar,ela acredita nele,pode?(e quero que quem me chifrou se foda),e por incrivel que pareça me dou bem com ele,mas acho que foi porque nao levei desaforo pra casa e zerei meu caixa emocional enchendo ele de chifre(foi uma merda,mas acho que foi importante pra mim).hoje ele é da igreja e parece mais tranquilo,mas como o conheço bem e conheço ate um gesto sutil dele,nao ponho a mao no fogo e olha que nao convivo com ele,acho que se eu tivesse mais contato com ele,miha opiniao seria diferente(mas isso nem pensar!!!!) acho que essa caracteristica é de familia,a irma dele se diverte vendo casais em crise e sempre que pode contribui pra isso,mesmo se forem os irmaos dela,da um jeito de implicar ate com casais desconhecidos ,tem ruindade desde criança,ja jogou um irmao de uma laje(segundo ela pra ver se ele morria)ele quebrou a cabeça e a infeliz ficou rindo(ela conta isso rindo ate hoje),o curioso dessa historia e que nem ela nem o irmao sao asssim o tempo todo.ah!!! eu tambem frequento igrejas sou ecumenica e quanto a estar doente o meu Deus restabeleceu minha saude.
Setembro 1, 2009 às 2:16 pm
Oi, li sobre o assunto, li seus comentários…
Há algum tempo desconfiava que meu pai apresentava esse transtorno, hoje, tenho certeza… é muito triste estar consciênte disso, já sofri muito por isso, e minha mãe é que mais sofre, ela tem esquizofrenia, e está casada com ele a 20 anos, não consegui se separar apesar de tudo que já sofreu, a doença dela a impede de ter inici8ativa, fico triste em saber que não TEM CURA, mais, fazer oque?!, tenho agora que pensar apenas de ajudar a miha mãe e curar as feridas dela, pois ele não merece que ninguém esteja perto dele, ele é muito perverso, tem TODAS as caracteristicas de um psicopata… bom, esse site me ajudou a desabafar.. tenho 18 anos, e no futuro não muito distânte ajudarei minha mãe…
Setembro 2, 2009 às 3:23 am
Oi, Gabriela, este é um espaço para desabafo mesmo, fique à vontade. Boa sorte pra você e pra tua mãe,
bjs.
Agosto 19, 2009 às 12:52 pm
Estou casada Há 35 anos com um sociopata completamente louco ,porém, só percebi há 10 anos, este homem está me deixando louca ,acabo de adiquirir um glaucoma e uma depressão há 10anos. Sofro muito e não consigo largar este homem tão canalha que me traí desde a primeira gravidez contado pelo próprio sociopata desgraçado e filho da puta e mal carater .Faz tudo para converter as coisas que faz e dizer que sou eu que faço, para deixar a impressão que ele é o correto e eu sou a louca e insana.E metido a galã e conquistador, simpático e totalmente infiel e todos os dias peço à DEUS FORÇA PARA DEIXAR ESTE BANDIDO QUE TANTO ME PREJUDICA> MAIS TEREI CORAGEM.A FORÇA DE DEUS TEM PODER
Agosto 16, 2009 às 11:14 pm
Olá,
Navegando de site em site deparei-me com este blog. Fiquei petrificada!!
Receio estar a terminar uma relação com um psicopata. O pior é que me envolvi demasiado não só emocionalmente mas tb em termos económicos. Não sei como consiguirei libertar-me de vez.
Guardo a secreta esperança de que ele não seja um “verdadeiro” psicopata. (ele parece gostar de verdade da mãe e da filha! No entanto não hesita em não pagar a pensão de alimentos à filha ou pelo menos reduzir quando está apertado de dinheiro)
Foram 4 anos de relacionamento.
O início foi muito repentino, ambos tinhamos terminado recentemente as respectivas relações. Eu estava fragilizada.
Ele, por seu lado, apenas afirmava que não tinha sido feliz na relação que tinha acabado. Resumindo, para mim, no início ele era o homem da minha vida :divertiamo-nos juntos, riamos das mesmas piadas, enfim tudo corria maravilhosamente. Eram promessas de férias, de viagens etc. Mas….. Devido a negócios infelizes, nunca por culpa dele!! Precisava de dinheiro : Emprestei. Qual não foi o choque quando soube que tinha gasto todo o dinheiro que lhe tinha facilitado, por meio de um emprestimo feito em meu nome, em jogo. Perdoei, ja estava completamente apaixonada e achando que poderia ajudar a recuperá-lo.
Cheguei a falar com a ex-mulher, que me disse que o casamento tinha terminado não só pelas infedelidades e as mentiras dele,mas tb devido ao desiquilibrio económico dele. Emprestimos sucessivos à banca, compras despropositadas de carros, motas, equipamentos de som, negócios mal ponderados etc…
Já nos separámos várias vezes. Mas ele regressa sempre. Sempre se fazendo passar por coitado, infeliz e incompreendido. Eu sempre pensando que desta é que é.
Não é um homem bonito, mas é muito charmoso e tem muito sex-appeal.
Tentei controlar-lhe os gastos durante uns tempos. Mas ultimamente notava um distanciamento físico, segredos, mentiras, escondeu que abriu nova conta bancaria etc. Até que um dia dei de caras com ele dando em cima de uma colega de trabalho. Briguei, berrei… Mas ele disse que não era nada. Só brincadeira. A verdade é que nunca mais houve grande intimidade entre nós. Até que houve uma discussão por questões economicas. Eu novamente querendo chegar ao final do mês com o saldo o menos negativo possivel.
Foi a gota de água para ele! Saíu de casa faz 3 semanas. Sei que anda a fazer-se passar, junto da familia dele, como sendo o desgraçadinho comandado pela mulher. Eu é que sou a má, a intransigente, quem nunca o entendeu, etc. etc. etc.
Só peço a Deus que ele não seja 100% psicopata e me pague aquilo que me deve, pois tenho dois filhos a meu cargo e não quero que sofram pela estupidez da mãe, por ter-se apaixonado por um homem que nunca deve ter tido boas intenções.
Desculpem, foi um desabafo.
Beijo.
Mantenham-se por aí.
Setembro 1, 2009 às 7:02 pm
Oi Marlene, hoje parece que tiraram meu chão. Sou casada a 18 anos com uma pessoa e fazem oito anos que tento me separar. Tentei dar uma virada na minha vida para que eu pudesse me libertar financeiramente, mas todas as vezes que estava chegando perto ele dava um jeito de destruir tudo e eu sempre voltava a estaca zero, e como vc eu também era a culpada aos olhos dos outros do infortúnio financeiro e das decisões repentinas e impensadas dele. Agora ele anda tentando jogar meus filhos contra mim, se fazendo passar por coitado, mas tenho lutado com todas as forças para isso não acontecer, afinal ele nunca se importou com seus filhos. Da última tentativa de separação ele ameçou de sumir pra longe e ganhar o mínimo possível para que eu não consiga sustentar os meninos. Parti então para fazer uma reciclagem da minha antiga profissão e me livrar desse tormento, ele fez tantas dívidas que não consigo seguer pagar meu curso, mais uma vez estou presa na sua teia. Estou desesperada não sei mais o que fazer…
Foi bom ler seu depoimento, depois de ter lido vários materiais de profissionais da área entendi então que estou lidando com um psicopata, todas as características dizem respeito a personalidade deturpada dele. Tomei a decisão de procurar um profissional para me ajudar. Obrigada pelo seu desabafo, ele me ajudou a ter esperanças de me livrar deste pesadelo. Figue com Deus!
Agosto 11, 2009 às 1:49 am
Li este artigo sobre a psicopatia, e digo que é realmente preocupante, inquietador. depois de observar esses relatos, minha perguta é a seguinte, existe algum ser humano que não apresenta um pouco de psicopatia? O mal está dentro de nós, essa é uma verdade, agora como cada um aprende a lidar com esse lado mal é que é a questão. E ai, a solução, qual será? Penso que precisamos questionar nossas atitudes, se estamos preocupados com o sofrimentos dos outros ou se nos alegramos com a miséria do próximo. Acredito que esse é um momento propicio para discutirmos o caminho que a sociedade está dando ao comportamento do homem. A verdade é estamos cada vez mais egoistas, e isso é preocupante.
Agosto 17, 2009 às 11:26 am
Olá Valério
Sim, todos podemos ter “momentos de psicopatia” ou tomarmos decisões egoístas.Porém, as pessoas que não psicopatas, não fazem isso o tempo todo.É difícil mesmo diferenciar.Por isso é importante, antes de abrirmos nossas vidas,nossos sonhos, etc, sabermos muito sobre a pessoa que está ao nosso lado.Mesmo assim ainda não é garantido que você não vá ser uma vítima.Concordo com você sobre as pessoas estarem mais egoístas, mais materialista.Estão também mais carentes, mais frágeis e mais vulneráveis.O pior é que estão mais impulsivas também.Tudo isso favorece aos psicopatas, pois assim fica mais fácil manipulá-los,ou pela nossa ambição ou por nossa carência, ou por nossa impulsividade.Ter fé em Deus ajuda muito.É o que me tem dado coragem para enfrentar o dia a dia, não desistir do ser humano e achar que vale sim a pena ser bom, honesto e verdadeiro.Cheguei a pensar que não valia a pena ser boa devido a tudo o que me aconteceu,que Deus não havia me protegido o suficiente.Hoje vejo que ele me protegeu até demais, me protegeu de mim mesma, quando eu queria arriscar tenatr mudar o psicopata, me protegeu dele quando me revelou quem ele era,me protegeu das coisas piores que podiam ter acontecido comigo devido a convivência com ele e muito mais.Pessoas más existem,pessoas boas também.Devemos manter nossos valores e ética acima de tudo e não desaminar nunca.
Bjs
Setembro 2, 2009 às 3:14 pm
Sim, Valério, podemos ter momentos em que tomamos atitudes egoístas, dentro desta sociedade competitiva em que vivemos. Mas o que nos difere dos psicopatas é que eles são MAUS e não tem CONSCIÊNCIA. Esse é o modo de ser deles, passar por cima de tudo e de todos, o tempo todo sem ter dó nem piedade em seus corações, visando sempre seus próprios interesses e se der alguma coisa errada em seus projetos, não sofrem nem se arrependem. Se fazem de vítimas e se “recuperam” logo partindo para outros planos.
As pessoas só aprendem a lidar com o mal que está dentro delas qdo tem consciêcia. E os psicopatas desconhecem o que é consciência. Desconhecem o próximo, direitos, deveres, moral e leis. São tratores que vão destruindo por onde passam.
Agosto 10, 2009 às 7:52 pm
Olá a todas!
Primeiro quero parabenizar a iniciativa e determinação da criadora do blog. Neste momento que escrevo estas palavras, li algumas coisas a respeito da psicopatia, afim de ajudar uma amiga que mora em outro estado e que foi vítima como as demais que aqui relataram suas hitórias. Até então, nunca havia me interessado pelo assunto.
Bem, a Ana (nome que darei a vítima), é homosexual, conheceu uma mulher na internet chamada Luanna Torremolinos, não há problemas em citar o nome, pois se trata de um pseudônimo usado pela pessoa que se passa por tal.
A tal Luanna, possui vários cadastros na rede, se diz cigana, espanhola, mora no Brasil com a irmã há um certo tempo, fotógrafa profissional e web Disigner.
Vendo as conversas da Ana com ela, depois que ela resolveu se abrir comigo, vi que a(o) psicopata possui uma retórica perfeita, de tudo sabe um pouco, dos mais variados temas e assuntos e de acordo com a inocencia das vítimas, “viaja” nas promessas que faz a elas, prometendo-lhes o mundo, um verdadeiro sonho cheio de ilusões. Além disso, envia-lhes fotos belíssimas e sedutoras…rosto e pele perfeitos, corpo escultural…
Bem, neste momento, viajei 2000km para dar o apoio necessário a Ana, ela encontra-se ao meu lado agora e estou relatando tudo isso, primeiro porque nos identificamos com a história de cada uma, depois, porque é uma maneira de divulgar mais um golpe que estão dando pela internet. A “cigana”, sempre pede os dados de suas vítimas, como RG, CPF (de maneira sorrateira, lógico) e fotos…(despidas de preferência).
Há muito mais de informações que descobrimos, porém o que já foi relatado é o suficiente para que se alguma de vocês, navegando nessa infinita rede virtual, ao se depararem com coisas do tipo, ficarem alertas, mesmo que sejam heteros…lembrem-se, a retórica dela(ele), é perfeita!
Maria!!!Agora que descobrimos seu blog, sempre voltaremos aqui para prestigiar seu trabalho e dedicação.
Beijos a todas, força e uma ótima semana!
Karen
Setembro 2, 2009 às 3:25 am
Obrigada, Karen, bj pra ti também.
Setembro 18, 2009 às 5:22 pm
Oi Karen,
fiquei bastante surpresa qdo. li seus comentarios sobre essa tal cigana Luanna. Participei de um site feminino entre 2005 e meados de 2008 e conheci virtualmente essa pessoa. Nunca me interessei pela amizade dela, mas acompanhando um pouco da trajetoria dessa pessoa e do que se passava, dava pra perceber que nao passava de uma enganaçao sem precedentes.
E se nao me engano o dono das tais fotos lindas (que voce comenta no seu relato) e que ela admitia serem como delas, veio a publico desmascara-la.
claro que ela nao teve outra saida senão bater em retirada, xingndo e culpando a inveja alheia por suas desgraças pessoais.
É lamentavel que esse tipo de pessoa transite pela internet, a procura de incautos, carentes e inocentes de boa fé. Eistem muitas pessoas que se escondem, criam novas vidas e a internet é a principal porta para esse tipo de atitude.
Todo o cuidado é pouco!
Beijos e um bom fds.
Tania
Julho 17, 2009 às 1:33 am
Olá,
Gostaria de ter informações precisas sobre meu caso porque este” suposto psicopata”, em afastou de toda minha familia, amigos em comum, e familiares dele mesmo.Retirou minha filha de mim com 2 anos, e combinou tudo com meu adv>que na verdade era dele também.
Os estragos foram enormes, eu estava me formando, ele comprou meu professor no meu ultimo mes de faculdade, por meio ponto, me afastou da minha 1 filha,e pior esta sendo acusado de pedofilia e minha filha ja esta com ele ha 5 anos.
Eu estou aqui pedindo socorro.
A minha maior indguinação é o fato do proprio irmão psiquiatra ser conivente com toda situação.
Como resolver isso???
Agosto 4, 2009 às 3:37 am
Mariana, muita calma, porque eu sou incapaz de dar “informações precisas” sobre o seu caso, e muito menos de solucioná-lo, ok?
Estranho o fato dele ser acusado de pedofilia e ter a guarda da criança. Quanto ao afastamento de sua família, por que você não toma a iniciativa da reaproximação? Se ele te fez brigar com todos, seja humilde peça desculpas. Ouça alguns “eu te disse”, “eu sabia”, não importa, a família é uma importante base de apoio emocional. Quanto aos amigos em comum, talvez seja melhor o afastamento, pois ele manipula bem. Se alguém era mais chegado seu, procure esta pessoa, mas somente se ela tiver cortado contato com seu ex. Não vale a pena ter alguém que pode ficar “levando e trazendo recados”.
O irmão é conivente porque laços familiares são algo forte demais de se romper. Vemos diariamente famílias de homens que mataram suas companheiras lhes dando todo o apoio e acusando a mulher pela desgraça na vida deles, de ir a júri, serem presos, etc. Por isso não há com o que se indignar, isso não deve te perturbar, não tente convencer o irmão dele de que ele é o diabo, porque para o irmão o diabo é você.
A sua preocupação deve ser a sua filha, pois ela é inocente, e está sob influência de uma pessoa sem caráter. Lute pela guarda dela. A acusação de pedofilia contra ele pode ser uma arma a seu favor, fique de olho no resultado desse processo.
Boa sorte para ti.
Julho 12, 2009 às 5:02 pm
Olá…
Estou no meio deste turbilhão.
A 3 dias descobri atraves de uma amiga psicóloga que a pessoa coma qual convivi durante 2 anos é um psicopata.
Estivemos analisando todo o historico da nossa relação e não temos dúvida quanto ao diagnóstico.
É uma pessoa envolvente, bonito, mas que tem mudança de humor, e manipulador.
Fazia de tudo para mostrar defeitos nos meus amigos, fez fofocas que acabaram me afastando de amigas queridas, que em breve pretendo entrar em contato para falarmos a respeito e tentar reativar uma amizade de anos.
Com isto foi me levando em banho maria , se fazendo de coitado, e eu apaixonada, e comuma situação financeira melhor que a dele, fui facilitando a vida dele, cobrindo cheques, emprestando dinheiro, até o momento que comecei perceber que ele tinha atitudes muito estranhas, neste momento tirei a venda que me cobria os olhos.
E a partir dai eu dificultava as coisas, e ele começou a se distanciar, brigar etc.
Comecei analisar e vi que as mentiras eram enormes, as traições ídem, e fui aos poucos usando amigos influentes, descobrindo as mentiras e fiquei quieta, e me afastei.
Não dei a oportunidade de me procurar, eu não atendia mais aos telefonemas, e quando descobriu que eu estava desvendo mentiras dele, ele parou de me procurar.
Em seguida pedi a uma amiga que entrasse em contato, para tratar da parte prática dorelacionamento, qiue era pegar objetos que eu havia comprado para a casa dele, e valores significativos em dinheiro que eu deveria ser ressarcida.
Foi neste momento que ele começou revelar a sua doença, me agredindo para as pessoas com palavras, falando inverdades, virando toda a historia como se ele fosse o coitado.
Para que meu desgaste não fosse maior doque já estava sendo, contratei um advogado, que entrou em contato com ele , dizendo que a partir dai todo o assunto sobre o dinheiro e materiais em poder dele, seriam tratados com o advogado.
E caso eles não entrassem em um acordo ele levaria o problema à justiça.
Neste momento o meu ex namorado enlouqueceu pelo telefone e disse que eu estava fazendo um cavalo de batalha…etc…etc.
Enfim, desligou o telefonema do meu advogado e começou ligar para mim incessantemente, e eu desligava o tel, e depois de 5 hs voltava a ligar novamente e ele reiniciava as ligações até qu eeu desligasse novamente o telefone.
Conheço o ódio que ele deve estar sentindo, porque viu que finalmente ele tinha se envolvido com uma pessoa que não vai deixar para lá o estragoque ele fez na minha vida, e por conta disso esta descompensado, o que não me intimida.
É uma pessoa limitada, em termos culturais, financeiros e de educação, mas com um poder de sedução incrivel, e usa tambem da sua beleza para conseguir se dar bem.
Infelizmente, fui mais uma das suas vítimas, mas acho que se fosse possivel, sempre antes de nos relacionarmos com alguem deveríamos conversar com as ex para saber quem colocamos dentro do convivio da nossa familia.
Tenho passado por tudo isto, escondido dos meus filhos e o resto da minha familia, por pura vergonha de não ter tido o feeling ou melhor , não ter prestado atenção ao meu feeling quando o conhecí.
Ele vem de uma família simples, de hábitos simples, e oque dizem sempre é…… o fulano sempr e foi mulherengo, e sempre deu trabalho para a mãe, não sabe tratar com delicadeza os filhos que tem com ex esposas…etc…etc.
Segue aqui parte do relato do que vem acontecendo comigo, não sei na relaidae qual será o desfecho, mas vou até o fim, e sem medo.
Um abraço à todos que aqui expuseram os seus problemas, os quais eu lí com muita atenção, e com toda a certeza está me servindo.
Um abraço
Vera
Julho 15, 2009 às 4:43 am
Oi, Vera!
Voce vai ajudar muita gente tambem. Obrigada por participar! Desculpe o teclado sem acentos…
O feeling a gente tem e logo trata de fechar os olhos. A gente se envolve e qdo ve jah foi muito longe. E dizerem q eh mulherengo, que nao presta, nao adianta nada quando a gente QUER se envolver, certo? Mas a que preco nos deixamos levar! Soh a gente sabe o quao alto eh este preco. E se pudessemos voltar atras… aH! Mas o que estah feito estah feito, nos resta lutar contra os estragos, e vc estah indo a luta.
PARABENS!
Bjs, Maria.
Julho 9, 2009 às 2:43 pm
Oi Maria,
Gostaria de saber se qdo vc começou com o Pedro, ele te afastou de tua família, se fez com q brigasse com teus amigos, e que ele te limitou a ele(só a ele), pois tenho um filho q não fala comigo há bastante tempo(anos) e hoje sei, olhando pela tv, seu site e tbm comprei o livro de dra ana beatriz. Achei que eu abriria o olho dele, tentei mostrar a ele quem ela era e me dei mal, ela virou tudo contra mim. E hoje ele me odeia,mas eu amo ele muito e gostaria que ele acordasse. Eu sei q não adianta falar, sabe fiquei doente por causa dele, mas agora vendo o que realmente ela é, até me conforto mais, eu até achava que eu era a errada. Beijos…
Julho 10, 2009 às 9:25 pm
Olá, Iris!
Ele tentou, sim.
A tática dele era falar (muito) mal de meus familiares e amigos, semeando raiva, discórdia e inveja no meu coração. Algumas vezes ele conseguiu. Por exemplo, devido às “observações” dele passei a ter ressentimentos em relação a meus pais, por acreditar que eles privilegiavam minhas irmãs. Ele vivia falando que eu era a melhor filha mas meus pais não me davam valor. Enumerava o que meus pais faziam pelas minhas irmãs para que eu me sentisse mal e rejeitada em casa. Talvez por isso uma das minhas reações ao terminar o namoro foi ficar muito próxima de meus pais e enche-los de carinho, porque vi que estava sendo envenenada para me afastar daqueles que eu amo e que também me amam.
Uma coisa que me marcou muito foi após o primeiro encontro dele com meus amigos mais íntimos, eu toda feliz por ter finalmente o apresentado à turma, e após deixarmos o local ele disse “seus amigos são um bando de desocupados!”. Me feriu sobremaneira. Além disso não ser verdade, foi uma bela de uma grosseria. Mas ele era assim, sempre fazia comentários desagradáveis e ainda que eu chorasse, como chorei nesse dia tentando explicar que ele havia sido muito desrespeitoso comigo, que planejava aquilo há tanto tempo e estava super feliz, e com meus amigos que o trataram tão bem, ele não se abalava, não pedia desculpas, e dizia que não entendia minha reação já que tudo o que ele fez foi “falar a verdade”. Aí ele completava que eu era uma imatura que não suportava ouvir a verdade.
Não tenha dúvidas de que um dos objetivos do psicopata é isolar sua vítima, pois isso a torna mais manipulável, insegura, instável e desamparada. Um prato cheio para o psicopata.
Beijos, e sinto muito que uma pessoa assim tenha se aproximado do seu filho.
Julho 5, 2009 às 11:51 pm
meu ex marido é um pscopata, nao se prende a familia nenhuma nem aos filhos, nem aos bens materias, eu procuro uma pergunta como lidar com esse tipo ou o que fazer pr se livrar pois sinto que le ja me dominou de uma tal forma que eu nao consigo achar uma maneira de sair dele, eua nao sei o que fazer me ajude por favor
Junho 28, 2009 às 11:25 pm
Ola Maria,
Li outro dia não sei onde aqui no seu blog que vc esta amdurecendo a ideia de passar o bastão (blog) para alguem, sugiro a vc que não passe o bastão e ao contraio vá mais fundo, quem sabe escrever um livro, usando uns personagens para contar sua historia e ainda dar orientações.
Não abandone as vitimas que hoje precisam de orientações e com o mundo permissivo do jeito que esta o numero de vitimas tende a aumentar.
O que sera das novas vitima? continue …não desista de fazer o bem….
Bjs
Junho 29, 2009 às 12:43 am
Eu escrevi isso mesmo, mas como tenho o costume de editar posts (vício, rs) apaguei essa parte depois.
Sabe, eu fico confusa às vezes. Depois que duas pessoas próximas me disseram que eu deveria parar o blog passei um tempo travada. Elas alegaram que eu mantinha Pedro em minha vida, que eu fico lendo sobre psicopatas e assim não vou “pra frente”, que remoer faz mal, etc. Aí coloquei na cabeça que tinha mesmo que parar, e que isso era o próximo desafio para minha cura total. Como se parando de atualizar o blog eu encerrasse definitivamente o processo, entende? Mas não o fiz, aliás, eu ando é cheia de ideias para melhorar isso aqui!
Eu comecei como você, com conhecimento zero de blog (só esta semana descobri como inserir link em uma palavra!!! E agora que estou adicionando tags), e quando vejo onde ele já chegou, quantas vidas já afetou, quanto aconchego e respostas já levou para pessoas até de outros países!! Poxa, isso é muito legal, e eu estou em uma fase boa em relação a ele, sem “travas”, pelo contrário, pesquisando, pensando modos de melhorá-lo, de fazê-lo crescer. Mas ainda penso na sugestão das amigas!
Acho que citar coisas que aconteceram comigo sem me “identificar” com elas (por exemplo, chorando ao lembrar de alguma coisa), sem encher meu coração de amargura e ressentimento em relação a Pedro, isso sim é o mais importante. Pense comigo, se eu parasse o blog e mantivesse uma postura de rancor frente a Pedro de nada serviria, certo?
São altos e baixos, como se vê!
Bjs, Leila!
Julho 8, 2009 às 12:45 am
Maria, estais meio sumida! Ondes andas que não nos respondes mais? Vais mesmo desistir de nós, vítimas. Por favor não faça isso. Arranje-nos um tempinho…bjjjjos
Agosto 12, 2009 às 10:22 pm
Maria
Manter este site pode ajudar muita gente, assim como está me ajudando, pois lendo o que outras passaram me ajuda a não cair nas tentativas de aproximação da pessoa a qual eu tive um relacionamento e com certeza é um psicopata.Mas se está te fazendo mal é melhor você deixar de lado sim.Também há a possibilidade deste seu ex estar entre as pessoas daqui e tentar te manipular ou até mesmo pode ser que haja psicopatas se passando por vítimas aqui só para se divertirem.Afinal de contas as vítimas costumam ser pessoas de boa índole e de bom coração, ou seja aqui no seu blog eles teriam uma lista de “presas fáceis”.O que lí até agora me ajudou muito.Obrigada
Agosto 16, 2009 às 4:23 am
Pois então, Laura, daí a importância da gente manter o anonimato.
Beijinhos!
Junho 28, 2009 às 5:22 pm
Oi Maria!
Retornei… estou bem, muito feliz, me desintoxicando ainda, mas muito feliz! Vim aqui só pra relatar um acontecido.
NUNCA MAIS tive contato com o ex, não liguei e nem ele, mas infelizmente andei sabendo por pessoas q ñ sei se são tão amigas, que ele tá transtornado, falando muito mal de mim, até de encosto e coisas piores me chamou. Enfim, parece q tá rolando um ataque gratuito da parte dele.
Me disseram q ele falava em alto e bom som p quem quisesse ouvir… Todos falam q estou melhor q ele, mas ñ quero estar melhor ou pior q ninguem, só quero seguir minha vida… Estou falando isso pq eu iria à minha cidade esse mês, e acho q mais uma vez vou adiar, ñ sei o que ele pode fazer…
Já faz tanto tempo e esse cara alimentando esse ódio…o louco foi q a ultima vez q nos falamos ele me desejou boa sorte…
Era isso… queria contar mais essa…é difícil de desligar de alguém assim né?
Bjs!!!
Junho 28, 2009 às 6:33 pm
Não tem jeito de você visitar sua terra sem ele ficar sabendo?
Às vezes amigos falam coisas que não precisávamos ou não queremos ouvir, achando que estão ajudando. Se essas pessoas são amigas ou não você vai saber dizer. Se um amigo ficasse me dando notícia de ex eu diria que não me interessa e fim. Agora, se soubesse que este amigo fala de mim pelas costas, aí sim eu colocaria a “amizade” em xeque.
Observe também que algumas pessoas tem prazer mórbido em dar notícia que pode nos “abalar”. Conheço uma guria que é assim, ela nunca tinha nada de bom para me dizer sobre meus paqueras, mesmo alguns que eram próximos dela e com quem ela conversava, mas quando era algo “ruim”, tipo o menino ter ficado com alguém, ela vinha correndo contar! Ela também uma vez veio me dizer que um rapaz com quem eu havia ficado deu em cima dela!!! Pra quê, eu te pergunto!? A gente nem ficava mais, e eu que evitava ele. Gente assim não vale a pena ter por perto, porque fica vampirizando a gente e nos usando para se sentirem um pouquinho melhores (normalmente são inseguras e invejosas).
Ódio é uma palavra que eles conhecem bem, não é?! Não adianta, agora nós somos alvo disso de uma forma ou de outra, e pode crer que vamos virar o que eles quiserem na boca deles. Eles não têm caráter. O Pedro falava mal até da primeira namorada. Aliás, e já disse aqui, ele era obcecado em falar (mal) das ex para mim. Hoje sem dúvidas eu entrei na lista negra!!!
Se o falatório dele interferir muito na sua vida é o caso de fazer um BO por crime contra a honra (em cidade pequena a fofoca pode prejudicar bastante). Caso contrário, ignore. Como já vem fazendo (e parabéns por isso!).
Bjs, e que você fique cada dia melhor e mais feliz : )
Junho 25, 2009 às 7:31 pm
Boa tarde Maria,
Na pratica é uma luta como se estivessemos lutando contra um vicio. Ou é como que se quando tivemos um relacionamento com um Psicopata adquirimos uma fobia, temos que fujir sempre.
Hoje soube que meu ex esta namorando e estou totalmente triste, magoada e surpresa… comigo!!
Já sabia que este dia chegaria porque me sinto assim??? (que tonta) ..engraçado o “saber” não é suficiente.
Eu estou sentindo muito embora ache que tinha que estar dando graças a Deus .
Detalhe: ele tem 45 anos e a garota tem 25 ,o que será que ela viu nele? Gordo, barrigudo, e mau muito mau……mas dinheiro ele tem.
Bom so foi um desabafo.
Um abraço
Junho 27, 2009 às 1:25 am
Oi,
Se ele tem dinheiro.. então está respondido.
Acaba sendo um vício mesmo, porque é algo que faz mal, a gente sabe, porém é difícil demais largar.
Espero que você esteja lidando melhor com essa notícia.
Bjs.
Junho 24, 2009 às 6:58 pm
Oi Maria tudo bem,
Quero dizer que graças a sua iniciativa tb estou montando um blog sobre o assunto quem sabe podemos nos unir nessa corrente maravilhosa de socorro as pessoas né!!!!! meu blog esta no começo estou enserindo o que aprendi aos poucos mas gostaria de te-la como minha convidada e pedir sua licença para talvez em algum momento divulgar o seu blog.
Segue meu blog: espero que ele cresça bastante…sou crua nisso rsrsr.
http://vitimasdepsicopatasenarcisistas.blogspot.
com
Junho 25, 2009 às 4:56 am
Leila,
eu também comecei do zero, sem a menor ideia de como se fazia um blog. Procurei um “provedor” (o wordpress, no caso), fiz a inscrição e fui me virando. Dei uma olhada no seu blog e gostei muito.
Se você divulgar meu blog eu agradeço de coração. Eu também gostaria de te adicionar no meu blogroll, ok?
Bjs, Maria.
Junho 26, 2009 às 10:22 am
Bom dia Maria
Com certeza vou divulgar seu blog “porque ele é muito bom” vamos nessa uns ajudando os outros pra que quem sabe podemos minimizar ao maximo as vitimas dessas “coisas” vestidas de gente.
Bjs
Junho 22, 2009 às 2:58 pm
eu tive um relacionamento com um homem anos atrás. após eu mesma terminar o relacionamento por ele não querer assumir o namoro com fidelidade e não querer compromisso sério fiquei sabendo que é traficante através de pessoas q n mentiriam para mim. sempre q me vê ou q percebe q tento esquecê-lo aproxima-se de mim p me iludir e daí quando percebe q fico balançada se afasta. rfalou p uma amiga q quer casar comigo só q sinto q n é verdade e é só p me iludir.esumindo quer me deixar em esperança. sei q faz isso com outras mulheres q passaram por sua vida. tenho a impressão q faz bem p o seu ego deixar as mulheres iludidas e n quer q o esqueçam.
ele é uma pessoa q parece ser fria. sei q ele é ruim comigo pq sempre faz isso gosta de provocar p q eu n o esqueça e depois se afasta. isso é sintoma d um psicopata? ser traficante tbm?pq n consigo esquecê-lo?
Junho 25, 2009 às 5:05 am
Ser traficante não é sintoma de psicopatia!!
Para algumas pessoas pode ser bastante complicado diferenciar um psicopata de um cafajeste, ou de um “homem que ama de menos” (ver o post “Mulheres que amam de menos”, por favor).
Só pelo que você falou não podemos afirmar que ele é psicopata. A característica mais forte do psicopata é que ele faz o que bem entende sem sentir a menor culpa e remorso, ainda que isso machuque as pessoas que ele diz amar. Ele não se identifica com ninguém, somos objetos para ele (inclusive pais e filhos).
Eu não sei porque você não consegue esquecê-lo, questione seu íntimo. Normalmente, quando nos prendemos a pessoas que nos tratam mal, é por baixa auto-estima e sentimentos de insegurança e incapacidade.
Leia sobre codependência. Muitas vítimas são codependentes.
Bjs e boa sorte.
Fechado para comentários.